10 melhores textos para ler num funeral

Enfrentar a perda de um ente querido é sempre um momento de profunda dor. Por isso, as palavras são uma importante e poderosa ferramenta para expressar os nossos sentimentos, oferecer conforto e apoio emocional. Inclusive, as palavras podem estabelecer conexões profundas com outras pessoas que estão a passar pelo mesmo, permitindo partilhar a dor, a saudade e a tristeza características de um momento de luto. 

Da mesma forma, durante os funerais as palavras também têm um papel especial, ao proporcionar momentos de reflexão, celebração e homenagem a quem partiu. Por isso, é muito usual lerem lidos textos durante os funerais, que não só confortam os presentes, mas também ajudam a criar um ambiente de conexão e união em torno da memória do falecido.

Escolher os textos para estas ocasiões nem sempre é fácil. Algumas pessoas optam por passagens religiosas que procuram oferecer algum conforto espiritual, enquanto outros preferem poemas ou trechos literários que abordem temas relacionados com a vida, a morte e a memória.

Seja qual for a sua preferência, hoje trazemos alguns textos que podem ser adequados para ler num funeral, unindo as pessoas e proporcionando um ambiente de partilha de emoções, memórias e histórias.

Por isso, são ótimas opções para famílias mais religiosas. Confira os exemplos:

✓ Salmo 23: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará…”
Este salmo é um dos mais conhecidos e oferece conforto e segurança em momentos de dificuldade.

✓ Salmo 121: “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor…”
Este salmo enfatiza a confiança e a proteção divina mesmo enfrentando adversidades.

✓ Salmo 46: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia…”
Este salmo traz conforto e força, lembrando-nos de que Deus está connosco em todos os momentos.

✓ 1 Tessalonicenses 4:13-14: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os demais que não têm esperança…”
Estas palavras de Paulo oferecem esperança na vida após a morte e encorajam os enlutados a não perderem a esperança.

✓ João 14:1-3: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim…”
Jesus conforta os seus seguidores, assegurando-lhes que um lugar para eles na casa do Pai está a ser preparado.

✓ Apocalipse 21:4: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor…”
Esta passagem traz a promessa de um novo céu e uma nova terra, onde não mais haverá dor, luto ou morte.

 

Se não quiser optar por um texto religioso, há alguns textos poéticos e literários que passam bonitas mensagens de esperança e celebração, que podem até dar um toque especial à emoção do funeral.

✓ “Não Morremos Completos”, de Mario Benedetti: Que façamos cada dia / algo para deixar / de luto o luto.

✓ “Não chores por mim”, de Pablo Neruda: Não chores por mim, eu não morri. / Estou no vento que agita as cortinas.

✓ “A Morte de Ivan Ilitch”, de Leo Tolstoy: A morte é a libertação de tudo, exceto do amor.

✓ “A Última Estação”, de Jay Parini: A vida não é o que nos acontece, mas o que fazemos com o que nos acontece.

✓ Ler um texto que fosse importante e que tivesse significado para o falecido.